Congressos e eventos, Livros e capítulos de livros

“¿Cómo hacés para dormir con tanto ruído?” A irrupção da cidade através dos sons em “Una semana solos” (Celina Murga, 2008)

No filme argentino “Una semana solos” (Celina Murga, 2008), algumas crianças e adolescentes passam uns dias sem a presença dos pais no condomínio fechado onde vivem, nos arredores de Buenos Aires. Entre experiências cotidianas das mais banais (travessuras, paqueras, tédio, videogames, televisão, música pop, esmaltes) às mais cruéis (preconceito de classe, racismo e vandalismo), passando pela transgressão adolescente (desafio à autoridade, ausência de limites – faltar ao colégio, dirigir um carro), “Una semana solos” materializa e particulariza algumas fraturas do aparente paraíso que os condomínios fechados pretendiam ser. Enquanto o “fora” é apenas uma referência e uma realidade longínqua no discurso dos personagens, o mundo que continua detrás dos muros se manifesta através dos sons off. Pretendemos, neste texto, analisar como a cidade da qual os countries pretendem se apartar “invade” esse espaço por meio dos sons.

Publicado no livro Imagem, memória e resistência, organizado por Yanet Aguilera e Marina da Costa Campos. São Paulo: Discurso Editorial, 2016.

Resultado do trabalho apresentado no II COCAAL – Colóquio de Cinema e Arte na América Latina. Memória e Resistência, realizado entre 13 e 17 de agosto de 2014 no Memorial da América Latina, São Paulo/SP. Organização do Grupo de Estudos Cinema da América Latina e Vanguardas Artísticas – Diálogos entre Construção, Expressão e Espacialidade + Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo + FAPESP.

captura-de-tela-2016-11-03-as-08-20-42

(Clique na imagem para acessar o PDF)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: